top of page
Foto do escritorRicardo Oliveira

A Israelense - Poemas Narrativos - Grade de Poemas

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Confiram, clicando nos botões


RESUMO NARRATIVO

Tamara (palmeira) Amiel (Deus é meu povo) é uma israelense do Mossad, o Serviço Secreto de Israel. Ela tem tido em constância uma quimera com um homem que não conhece. Numa missão no Brasil, na cidade de Florianópolis, ela vai tentar encontrá-lo. Contudo, o escritor Renan Oliveira, também não conseguiu dormir à noite, tendo devaneios com uma israelita. Assim, ele deixa tudo para ir a Tel Aviv, Israel, atrás de uma mulher de cabelos longos, negros e portadora de olhos azuis. Será que eles irão se encontrar?

 

Resumo Narrativo do Poema: A jovem Tamara Amiel, acordou de tantos outros sonhos intermináveis que tem, com um certo escritor, cujas noites não estão sendo fáceis para el Preocupado, o pai adentra o quarto, para indagá-la sobre os pesadelos.


Resumo Narrativo do Poema:Renan Oliveira se viu numa situação desesperadora, quando seus devaneios o fez pensar na mulher de Israel, a qual sempre surgia para lhe atormentar.

Resumo Narrativo do Poema:Tamara não quis preocupar o pai. Mas, sendo filha do Diretor do Mossad, teria que ir ao Brasil numa missão. Então, era a oportunidade de procurar pelo homem dos seus sonhos. Nisso, o escritor decidiu ir a Tel Aviv, trocar a vida por um amor.

Resumo Narrativo do Poema: A israelita Tamara, já estava seguindo para o Brasil, quando adormecera, e nisso, os seus sonhos revelaram a visão de um escrito em prosa com uma rosa vermelha. Na aeronave, indo para Israel, Renan sonhou com a sua musa inspiradora, trajando um véu da cor de seus olhos.

Resumo Narrativo do Poema: Tamara chega a Florianópolis, e a caminho do hotel, seu genitor liga, dando-lhe as instruções da ação a qual teria que fazer para honrar a família no Mossad, enquanto isso Renan já hospedado em Tel Aviv, vai se entregando aos seus devaneios com os lábios que ansiava por oscular.

Resumo Narrativo do Poema: Embora os planejamentos de Tamara e Renan fossem diferentes, seus objetivos eram iguais. Ela de camisola branca e de seda, trazia a luxúria de seu corpo, em meio às ânsias intensas, e ele, só de short e sem camisa, tinha a sua nostalgia e a vontade de ter a mulher em seus braços.

Resumo Narrativo do Poema: Quando o sol surgiu, Tamara se ajeitava. Estando pronta, ela pegou um táxi e seguiu para a Praça XV de Novembro, para com um amigo encontrar-se. Deu a saudação, que fora retribuído, recebeu os documentos numa pasta. Já de vestimenta social, Renan parte para o Mossad. Estando lá, fora abordado por um dos seguranças, que não o deixou entrar.

Resumo Narrativo do Poema: Tamara veio a descobrir os mistério de seu pai. Que quem o queria morto, era o primo que mais próximo, com quem teve uma relação,tempos atrás. Não querendo aceitar, tentou antes de tudo, uma conversa por ligação. Renan, consegue driblar a segurança, e grita por Tamara. O diretor do Massad, ouvindo os berros, deparou-se com o jovem que ali se encontrara.

Resumo Narrativo do Poema: Eliéser Amiel, líder do Mossad e pai de Tamara, fundou a instituição, para seguir com as tradições judaicas, e fazer a diferença em seu País. Tentou cuidar dos seus, mesmo sendo ausente, ainda mais com a morte da esposa. Ao se aproximar de Renan Oliveira, ele pergunta sobre o que teria com sua filha. Entretanto, o poeta e escritor recebe uma ligação, que vem a atender. É de Nathalia Campos, sua relação de antes atrás. Por outro lado, Tamara ao telefone, implora para que Asher Nissim, não faça seu pai pagar qualquer preço.

Resumo Narrativo do Poema: Pelo orgulho do primo e arrogância, Tamara não aceita que Nissim mate seu pai, aquele que tanto a ensinou, e a viu crescer. Mais furiosa ainda ficou, quando ouviu a fala dita por seu parente, então jurou, que o caçaria, até as últimas consequências. E ao desligar o telefone, o “dito cujo” acabou sendo rastreado. Tamara abraçou o seu destino, mas também, pensara no homem a qual tanto espera.

Resumo Narrativo do Poema: Renan deixou Eliéser, presidente do Mossad a aguardar, à medida em que ele ia escutando sua noiva, contudo, cada vez mais distante dela, ele ia ficando, então, disse à moça que tinham que conversar, mas não por telefone. Nathalia questionou-o sobre o fato de estar em Israel, como ele havia lhe comunicado, se não havia nem ao menos terminado os poemas narrativos que estava escrevendo. Assim, veio a desligar de imediato o aparelho. Voltando-se para o pai de Tamara, revelou que gostava dela desde os seus sonhos, e que agora, iria caminhar até o muro das lamentações.

Resumo Narrativo do Poema: Renan, o escritor, não veio a afastar-se de pronto, e disse ao pai de Tamara que se ela não estivesse ali, então, retiraria-se para fazer um pedido que o fizesse sentido, ao invés de conversar com ele. Então, o Diretor, viu o desespero nos olhos do rapaz, e comunicou que queria o conhecer, quando fosse possível, mas que talvez, pelo entardecer, entenderia por onde ela caminhava. Na Ponte Hercílio Luz, Tamara estava à espera de seu rival, seu primo. Portando uma arma atrás das costas, na cintura, percebeu que ele havia descoberto tudo e, retornando a hospedaria, pensou em Renan, e assentada no leito, lacrimejou.

Resumo Narrativo do Poema: Tamara resolveu ir a um lugar e Floripa que não conhecia. Sem saber de que maneira seu primo agiria, ou se voltaria a pôr seu plano de matar seu pai em curso, enviou uma mensagem ao ex-companheiro, pedindo-lhe ajuda. Depois, partiu para a Praça XV, onde havia visto o Palácio Cruz e Sousa. Adentrando, ela respirou profundamente e, segurou com os dedos a pulseira de David, e vendo que uma mulher lá estava, desmedidamente fora questionar a respeito do escritor. Ao conseguir o endereço da moradia, partira, a sua busca.

Resumo Narrativo do Poema: Tel Aviv era um mundo novo para Renan. E já estando em Jerusalém, diante do muro das lamentações, então, ele a Javé, orou, pedindo que encontrasse a sua moça judia, que então, sem medo, se casaria. Na sua história, o escritor abandonou a fé cristã, e brigas com a família, o fez cortar os laços, não indo nem no funeral da mãe. Nisso, Nathalia liga, querendo explicação, por educação, o celular atende, mas amá-la, não quis mais não. Desconectou-se, e pensou em Tamara, e logo, ao hotel, voltou. Já na Beira-Mar Norte, a jovem do Mossad, diante dos prédios, ficou. Agitou-se, e seus pés saíram do chão. Ao adentrar no imóvel, o coração quase para, e seu nariz sangra.

Resumo Narrativo do Poema: Tamara, a Israelita, não estava com o seu olhar para a sua função, e sim, ao amor, que lhe tirava o sono, em suas quimeras, mas em vão. Ao entrar no prédio, a “ninja” se arrepiou-se, o sangue ainda vertia, mesmo ao limpá-los com o seu lenço azul. Então, ela foi aonde o mar se avista, e queria ficar sozinha, todavia recebe a informação de seu contato, a de que seu primo fora achado, mas nem terminou a leitura, quando o viu.

Resumo Narrativo do Poema: Desorientada com a morte do primo, Tamara liga para seu pai em Israel, que lhe dá conforto, e a faz voltar para casa. Tamara falou com o encarregado, que estava com a esposa na cidade. Providenciado tudo, no dia seguinte foram para Tel Aviv, e ao desembarcarem, seguiram para a sede do Mossad, em cortejo. Renan apareceu, e de longe contemplou a sua amada.

Resumo Narrativo do Poema: O encontro de almas revela que Tamara e Renan, são verdadeiramente um para o outro, a ponte que, em devaneios, os ligavam. E ao se encontrarem pela primeira vez, mesmo na tristeza, a excitação os conclamava.


Resumo Narrativo do Poema: O encontro de Tamara e Renan, foi marcado com o desejo incontrolável que ambos sentiam, um pelo outro, mas o atentado inesperado, mudaria completamente, a trajetória desses dois seres apaixonados.

 

55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page