top of page
Foto do escritorRicardo Oliveira

Arquivo X: O Incendiário-Episódio 12 da Temporada 1

O que é pirocinese?

Esse é uma termo usado para designar a capacidade que uma pessoa tem para controlar o fogo com a mente. E esse foi o caso do episódio 12 de Arquivo X da temporada 1. E eis que surge uma antiga amiga, ex-amante de Mulder, e o coloca numa situação complicada. O que percebe aqui que, é o jogo que Phoebe Green faz com o agente Fox, tendo o poder sobre ele, através de seu medo de fogo. Ele mesmo diz a Scully que "odeia fogo", e que a tal mulher está este casa para fazer um jogo mental. E é obvia que Scully preocupa-se com Mulder, e o certo ciúme que vejo dela em relação a Green, ainda não denota quaisquer sentimentos que desejamos por um parceiro, não no sentido que queremos ver, mas, talvez, o medo de que a tal mulher o faça de "palhaço", estragando completamente a sua parceria.


Assistindo a este episódio, notei um certo desconforto de ambas as partes que eu não havia visto anteriormente. Um Mulder que não quer reviver seu passado, e ter que confrontar com seu medo, o que ele faz para salvar as crianças no final de O Incendiário, mas uma Dana que quer participar junto dele, e ao mesmo tempo em que, tenta ajuda-lo como pode, indo além, no intuído de solucionar este caso que foi deliberadamente colocado sobre o colo de Mulder, e ainda, o fato de seu parceiro estar seguindo a colega universitária, tendo uma Scully a sua frente.


E é logico que o pobre agente ficou frustrado com sua amiga, quando a viu na casa dos Mrsden. E coube a Scully o fazer sair desse "marasmo", quando, ao final de tudo, entra no escritório, o porão do FBI, querendo que ele a levasse para almoçar. E eu amo, amo mesmo, os jeitos e trejeitos com que Gillian Anderson, perfeitamente interpretou a agente Scully. Lógico que, eu não iria deixar passar, a frase que eu ainda escutaria uma ou será que foram duas vezes, no decorrer da série, que faz de Dana Scully a mulher mais que especial: "Ah, são íntimos"!.


Curiosidades


Pirocinese foi descrita pela primeira vez por Stephen King em seu romance intitulado de A Incendiária. O episódio foi escrito por Cris Carter, o produto de Arquivo X, e as cena em que o Mulder e L'ively (O incendiário) se confrontam em cada extremidade de um corredor na casa dos Mrsden, e também quando L'vely ateia fogo em todo corredor, foram extremamente difíceis e o único incidente que ocorreu foi o ferimento que David Duchovny (Mulder) queimou a mão, deixando uma pequena cicatriz permanente. A personagem Phoebe Green fora considerada como um papel recorrente, mas esse foi esse, o único eposodio em que ela teve sua aparição.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page