top of page
Foto do escritorRicardo Oliveira

Arquivo X: O Homem dos Milagres-Episódio 18-Temporada 1


Fonte: http://arquivoxepisodes.blogspot.com/

Obviamente que sempre queremos acreditar em milagres. Quem de nós, na infinitude de si mesmo, não desejou que algo puder acontecer? Entretanto, será que há pessoas que podem fazer um homem voltar a vida, ou até mesmo aquilo que chamamos de portento. Um fenômeno como este, que colocaria a prova quaisquer tipo de fé, nas mais diversas crenças cultuadas neste mundo.


O episódio de Arquivo X, O Homem dos Milagres, faz com que pensemos nesta manifestação do poder sagrado. Mulder e Scully são chamados para investigar um suposto garoto que está sendo acusado de assassinato, quando impõem suas mãos nas pessoas, tentando cura-las de suas enfermidades. E então, eles vão para Clarksville, Tennessee. Eles acompanham o Reverendo nas Tendas dos Milagres, e logo já se sabe que há uma rixa entre o Reverendo e o Xerife, no qual a sua esposa tem uma doença, mas por não acreditar que o jovem Samuel, que lá 1983, quando ainda era um menino, fez Leonard Vance voltar dos mortos, a deixar ser tocada. O fato é que Samuel foi depois encostrado bêbado num bar.

Fonte: http://arquivoxepisodes.blogspot.com/

Mulder e a nossa ruivinha, não acreditam no poder que ele tem em curar as enfermidades. Convenhamos, o Mulder até entendo, mas a Scully, cética em seu julgamento, mesmo pautado na ciência, poderia, já que vem de uma família católica. Mas está certa...não podemos acreditar em qualquer um que se diz que pode operar milagres, não é verdade? Tudo bem Scully, sem problemas! Compreendo o seu ponto de vista. Samuel diz aos dois que seu poder fora corrompido, e não pode mais curar ninguém. Mas, o inacreditável acontece...até aparece que convencer Mulder de que ele faz o que diz fazer, é tão difícil. Pois sabemos que quando o assunto é Samanta, sua irmã, tudo muda.


Samuel diz que ele perdeu alguém, Um irmão ou uma irmã fora levado(a) dele. E que pode ver a dor, mas que agora, não poder ajuda-lo. Mulder fica atordoado, e Scully, como sempre, preocupada com o parceiro. O garoto é levado sobre custodia. Na audiência, uma chuva de gafanhoto adentra o local, e Samuel afirma que isso é sinal de Deus. Ele é libertado e retorna as atividades, porém, assim como no primeiro caso, uma mulher a qual fora colocada por Leonard Vance na primeira fileira, é tocada pelo rapaz. Ela está de cadeira de rodas, acaba sofrendo de convulsões e morrendo, e ele é preso novamente.


Scully e Mulder tentam de todas as formas convencer de os pais da mulher a deixarem a fazer a autopsia, o que Leonard Vance sempre acaba por atrapalhar tudo. No hospital, uma momento fofo em que Dana pergunta a Mulder, quem ele perseguia na Tenda dos Milagres. Ele diz a ela que pensou ter visto alguém. Então, a ruiva de olhos azuis, diz a Fox que o garoto o está influenciando, já que no bar mencionou a irmã. E pergunta ainda, se não é ela quem ele estaria vendo. O mais lindo, é quando ela fala que tem intimidade com as escrituras, e Mulder questiona-a, se ela já deve ter assistido O Exorcista, o que vem a seguir é chocante. Dana afirma ser este o seu filme preferido. Ah, Scully! O meu também, viu!


A autopsia feita pela Scully, confirma que a mulher havia sido envenenada com cianeto. Mulder, acredita que Samuel é inocente, e vai até a prisão para convence-lo disso, mas ele ainda afirma ser culpado. Pois é! No fim de tudo, descobre-se que na realidade, o assassino é o homem a qual Samuel havia ressuscitado após o acidente, e que para fazer as pessoas desacreditar no jovem, usada cianeto para mata-las, e tudo por que ele o trouxe a vida, porém, não queria vir no estado como estava, com as marcas de queimaduras. Samuel volta para enfrentar Leonard, que depois, conta o que aconteceu ao Reverendo, a Scully e a Mulder. Enfim, Dana percebe que ele havia ingerido o veneno. O criminoso morre.


Fica aqui, a questão: Samanta aparecia para Mulder por que ser um milagre, ou pelo simples fato dele querer que isso fosse real? E para nós, como vemos isso? Este episódio teria muito mais elementos visuais religiosos, mas que foram barrados pela Fox na época.


A VERDADE ESTÁ LÁ FORA E NA REDE BRASIL ÁS SEXTAS-FEIRAS, A PARTIR DAS 21:00.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page